22 novembro 2014

Finca pé

A propósito desta peça do Público alguém nos fez chegar estas notas:
 
É pretendido que o substituto de Pinto seja técnico e  conhecedor da área das informações, quando a Europa ocidental teme os efeitos da nova forma de terrorismo do autoproclamado Estado Islâmico. Neiva da Cruz, actual número dois do SIS, Paula Morais, chefe de gabinete de Pereira, e Helena Rego são os nomes apontados. Já a opção por um magistrado é encarada como um low profile à revelia do interesse dos serviços e seria interpretada como desconfiança do poder político face "à casa". Um sinal que poderia levar Júlio Pereira a decidir da sua continuidade.
 
  • Os 3 nomes são obviamente para reduzir a escolha e a orientar para quem se pretende (por exclusão)
  • Há no SIS (e até no SIED) pelo menos ... 100 pessoas com características iguais ou superiores aos indicados. Sem desprimor.
  • A opção por um magistrado interpretada como desconfiança é um argumento histriónico. Não era Pinto um magistrado? E Pereira? Significa isso desconfiança? Ou pode ser interpretado como desconfiança?
  • Será que as fontes do Público desconfiam de uma solução inconveniente? Provavelmente alguém que aterroriza só de se ouvir o nome (que ainda por cima tem sido muito falado últimamente)
 
No entanto, já em 2011, quando Passos Coelho chegou a São Bento, foi dada como certa a substituição de Pereira. Foram, então, avançadas várias hipóteses. Da magistrada Margarida Blasco, ex-directora do SIS e actual inspectora-geral da Administração Interna, a Paulo Vizeu Pinheiro, assessor diplomático de Passos agora embaixador na OCDE. Também eram apontados os nomes de Antero Luís, juiz do Tribunal da Relação de Lisboa e antigo responsável do SIS, e do general Carlos Chaves, adjunto do gabinete do primeiro-ministro para a Segurança e Defesa e que nesta área fez a coordenação do programa eleitoral do PSD.
 
  • Alguém anda a reinterpretar a história, porque em 2011 o único candidato natural era, como todos ficaram a saber em 2012, Jorge Carvalho
  • Viseu Pinheiro integrou o gabinete de Passos Coelho desde a primeira hora, como assessor diplomático. Não era de supor que no mês seguinte fosse para o lugar de Júlio Pereira
  • Margarida Blasco era já então uma forte possibilidade para a IGAI. Até porque se fosse nomeada isso poderia ser interpretado como desconfiança...
A única interpretação que a notícia do público merece é que alguém está a fazer finca pé. E a mentir. Para não variar.

Sem comentários:

Enviar um comentário